Participando do projeto Pintando a Copa, programa que visa promover o voluntariado social na comunidade escolar de Cuiabá e Várzea Grande e a sensibilização sobre a importância da participação de todos para o sucesso da Copa de 2014, a escola Estadual Maria Hermínia Alves, em Cuiabá, abriu as portas para a comunidade ajudar a escolher três desenhos para representar a escola no projeto.
Ao todo, 1063 alunos dos três ciclos de ensino da escola, com idade entre 6 e 14 anos, participaram da produção dos 750 desenhos.
Para envolver toda a sociedade e moradores do bairro, a escola está fazendo uma votação entre os alunos e a comunidade do Bairro CPA IV para escolher os desenhos que irão representar a escola na votação entre os melhores de Cuiabá e Várzea Grande. Nesta fase, estão sendo selecionados 30 melhores desenhos. Em seguida outra votação irá acontecer, dessa vez para escolher somente os 3 melhores trabalhos.
Além de inserir a Copa do Mundo no cotidiano da vida destes jovens, o projeto reforçou a inserção de conceitos como a defesa do meio ambiente em cada aluno da escola. “"Percebemos que 90% dos desenhos produzidos pelos alunos fazem referência ao meio ambiente, entre eles a floresta amazônica, cerrado e o pantanal, sendo este os três biomas que encontramos no nosso Estado"”, comentou a diretora da escola, Hélia Ormonde.
A produção dos desenhos ocorreu durante 20 dias nas aulas de educação artística. Para Elisangela de Souza, mãe de Juan de Souza, aluno que participa com desenho no projeto, o concurso estimula os alunos na criatividade, inserção social e patriotismo.
“"Estou votando nos melhores desenhos de cada ciclo, vejo uma criatividade diferente em cada um deles. A votação é um momento especial, pois vejo que eles valorizaram as cores do Brasil e a preservação ambiental. Está sendo muito gratificante e muito difícil votar nos melhores, todos tem uma informação para ser repassada à sociedade”, concluiu.
O “Pintando a Copa” é desenvolvido por meio de uma cooperação técnica com as secretarias municipais de Educação de Cuiabá e Várzea Grande e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Além da premiação para os estudantes, a escola que desenvolver o melhor plano de sensibilização e mobilização dos alunos sobre o concurso será premiada na categoria Escola Cidadã na Copa. Será escolhida uma escola por cidade.
VEJA A MATERIAL E AS FOTOS AQUI
Fonte: DIOGO CARVALHO/ASSESSORIA SECOPA
Imagens Bonequinhas cute
Há uma semana